INICIATIVAS

CONCURSO DE IDEIAS

A poluição do ar pairando sobre as cidades e a presença do “vilão barulhento”, causados maioritariamente pelo tráfego rodoviário, representam ameaças à saúde pública, sendo considerados dos principais problemas ambientais a nível mundial.

O concurso de ideias MobilizAR – Rumo à Poluição Zero, promovido pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e financiado pelo Fundo Ambiental, procura promover o espirito de iniciativa, bem como a divulgação e dinamização de práticas de sustentabilidade e de respeito com o ambiente.

A ZERO convida jovens de todo o País (alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico) a participar com ideias inovadoras de soluções/medidas de melhoria para as temáticas da qualidade do ar, ruído e mobilidade. A equipa do MobilizAR estará disponível para apoiar os alunos através da realização de webinares para cada um dos temas.

Os interessados podem submeter, até 30 de janeiro, a sua ideia através do Website do projeto: www.mobilizar.pt

Uma triagem preliminar vai definir quais os candidatos cuja ideia irá ser publicada neste website, e será aberta uma votação para que o público escolha as suas iniciativas favoritas. Os prémios serão atribuídos às 5 ideias mais votadas do 2.º ciclo e às 5 mais votadas do 3.º ciclo.

1.º lugar – Portáteis

2.º lugar – Tablets

3.º ao 5.º lugar – Power banks

Jovens, vocês são o futuro! Participem e deem as vossas ideias – Como melhorar a qualidade do ar, diminuir o ruído e mudar a mobilidade rumo à poluição ZERO? É convosco!

WEBINARES

O transporte afeta a saúde de toda a população tanto diretamente, como através da poluição do ar e do ruído, sendo as suas emissões ainda um dos principais contribuintes para as alterações climáticas.

Só a poluição do ar mata cerca de 7 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano e o ruído é responsável por 12 mil mortes prematuras, na União Europeia. Para além das mortes causadas por estes dois tipos de poluição, existem outros efeitos graves na saúde e impactes no ambiente.

O papel dos cidadãos na luta contra estes problemas ambientais que tanto afetam a nossa saúde e bem-estar é fundamental. Os webinares pretendem ser um ponto de partida para sensibilizar diferentes públicos-alvo sobre as temáticas da qualidade do ar, ruído e a mobilidade. A mobilidade, nos modos em que é feita atualmente influencia negativamente tanto a qualidade do ar como o ruído nas cidades e a ação para cada uma destas áreas passará necessariamente por soluções de mobilidade.

O público-alvo serão os cidadãos no geral, os professores e os jovens em idade escolar (2.º e 3.º ciclos do ensino básico), mas também os Municípios.

Os webinares para os cidadãos têm como objetivo a sensibilização e capacitação da população nas diversas vertentes das temáticas abordadas, assim como promover e incentivar o contato com os técnicos municipais e profissionais das diversas áreas no sentido de fazerem chegar as suas questões e necessidades, seja diretamente nos eventos, seja em contactos posteriores.

Os webinares para as escolas (professores e alunos) vão contribuir para o desenvolvimento de atividades letivas relacionadas com os temas e ainda funcionarão como apoio para o concurso de ideias destinado aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Já os webinares para os municípios são uma forma de potenciar a criação de soluções para melhoria da qualidade do ar e redução dos níveis de ruído, principalmente nos centros urbanos.

CAMPANHA DO RUÍDO

Muitos de nós somos cada vez mais confrontados com o ruído nas nossas vidas diárias. Carros barulhentos na rua, um avião voando baixo, um comboio próximo ou uma obra de construção, são alguns exemplos que nos causam muitas vezes, incómodo, perturbações no sono entre outros efeitos negativos. No entanto, o seu impacte na nossa saúde e ambiente poderá ser muito pior do que se pensa.

A monitorização do ruído, baseada nas ações de medição da sua intensidade, é fundamental para o estudo e avaliação dos seus efeitos. Nós, enquanto cidadãos, apesar de não estarmos munidos com sonómetros, temos os nossos smartphones que nos permitem realizar medições aproximadas e indicativas.

A campanha de ruído nacional tem como objetivo envolver o cidadão de forma ativa na medição da intensidade do ruído que o afeta. Assim, juntos podemos construir uma base de dados simples, de vários locais em Portugal (continental e ilhas), e contribuir para a sensibilização sobre o ruído e os problemas decorrentes do mesmo.

Vamo-nos mobilizar rumo à poluição Zero – por um Portugal mais informado e participativo nas questões ambientais!