OBJETIVOS

O objetivo principal deste projeto é contribuir para que os cidadãos estejam mais informados e capacitados para agirem sobre os problemas ambientais locais. Mais especificamente, este projeto tem como objetivos:

1. Sensibilizar a população para os problemas da qualidade do ar e do ruído, nomeadamente para os impactes que os mesmos têm em termos de saúde pública e ambiente, nomeadamente numa significativa mortalidade prematura e morbilidade nas comunidades;

2. Capacitar os cidadãos para que possam ter um papel ativo na resolução de problemas ambientais nas cidades, possibilitando a intervenção e a participação ativas nas temáticas da qualidade do ar e do ruído;

3. Facilitar a identificação de soluções ajustadas às diferentes realidades territoriais, através do diálogo entre autarquias e cidadãos, disseminando o conhecimento sobre, por um lado, as necessidades e oportunidades territoriais atuais, e, por outro, sobre as possíveis alternativas de ação territorial com vista à redução de necessidades de mobilidade e/ou criação de sistemas de mobilidade alternativos.

Este projeto pretende contribuir para a consecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)4 da Agenda 2030, com enfoque específico nos domínios Saúde de qualidade e Cidades e comunidades sustentáveis, bem como para prossecução à Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020)2 designadamente aos princípios orientadores e ao eixo temático/área-chave “Valorizar o Território”, nos seus pontos Ordenamento do território e Ar e Ruído, assim como de forma transversal ao eixo temático “Descarbonizar a Sociedade” no seu ponto Mobilidade Sustentável (ZERO, 2020). O projeto vai também de encontro aos objetivos de sensibilização da Estratégia Nacional para o Ar (ENAR 2020)5 e da futura Estratégia Nacional para o Ruído Ambiente (ENRA). 


2 – ENEA 2020 – Estratégia Nacional de Educação Ambiental

4 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 17 objetivos para transformar o mundo

5 – ENAR 2020 – Estratégia Nacional para o Ar