MEDIDAS DE REDUÇÃO DO RUÍDO

Os países, as regiões e as cidades estão a adotar diversas medidas para combater os problemas do ruído. Sempre que possível, devem ser adotadas ações de eliminação do ruído, não existindo essa possibilidade, deve recorrer-se à sua diminuição segundo uma ordem prioritária de atuação, fonte-percurso-recetor.

Nas áreas urbanas, mais de 50% das medidas destinadas a reduzir e gerir o ruído centram-se na minimização do ruído na fonte. As medidas na fonte são amplamente utilizadas para reduzir e gerir o ruído em áreas fora das cidades que são afetadas por principais ferrovias (52%), principais aeroportos (70%) e principais estradas (39%)2.

Alguns dos exemplos de medidas mais comuns são a pavimentação de estradas com asfalto de baixo ruído, melhorar a gestão dos fluxos de tráfego, redução dos limites de velocidade, o uso de pneus silenciosos em veículos de transporte público, a criação de mais infraestruturas para veículos elétricos nas cidades, a promoção da mobilidade ativa como as deslocações a pé ou de bicicleta, a pedonização de ruas, etc9. Um número significativo de cidades e regiões criou também as chamadas zonas tranquilas onde as pessoas se podem refugiar do ruído da cidade. Trata-se, na sua maioria, de espaços verdes, como parques ou reservas naturais. No entanto, existem alguns problemas relativamente à disponibilidade e fácil acesso a estes locais.

Algumas cidades também implementaram projetos destinados a “mascarar” o ruído do tráfego, através de sons mais agradáveis para o ouvido10. Outros exemplos de medidas para reduzir a transmissão do ruído são a colocação de barreiras acústicas, e medidas de insonorização com materiais absorventes e revestimentos acústicos.

Já no recetor, é possível proteger do ruído através da utilização de proteção pessoal, como as proteções auriculares, a colocação de isolamento nos edifícios e ainda a adaptação de horários de trabalho que garantam diminuir a exposição prolongada ao ruído dos trabalhadores.

Muitas destas medidas (na fonte) revelaram-se também benéficas para a redução da poluição do ar. Considera-se que uma forma de aumentar o impacto das medidas de atenuação do ruído, otimizando simultaneamente os custos e os esforços, poderia ser a conceção de estratégias combinadas de atenuação do ruído e da poluição atmosférica causados pelo tráfego. Uma redução significativa do número de pessoas expostas a níveis nocivos de ruído será mais facilmente conseguida através da adoção não apenas de medidas individuais, mas também de uma combinação de diferentes medidas, incluindo melhorias tecnológicas, políticas ambiciosas em matéria de ruído, melhor planeamento urbano e de infraestruturas, bem como mudanças de comportamentos5. Organismos internacionais como a Organização Mundial de Saúde concordam em indicar que a conscientização da cidadania é fundamental para vencer este inimigo invisível.

Medidas de controlo do ruído na fonte

Alteração dos níveis de emissões de fontes de ruído
1 – Asfalto silencioso
2 – Pneus com baixo ruído
3 – Motores silenciosos
Restrições de tempo nas operações de origem
4 – recolher obrigatório no aeroporto
5 – recolher obrigatório de veículos pesados

Gestão de tráfego
6 – reduzir a densidade de tráfego, velocidade, redução e acalmia do tráfego
Penalizações para ruídos e incentivos para fontes mais silenciosas
7 – diferenciação da taxa de acesso à estrada

Medidas de controlo do ruído na trajectória de propagação

Alteração do caminho de propagação entre a fonte e o receptor
8 – Barreira acústica
Controlo do caminho através do isolamento da habitação do receptor
9 – Janelas à prova de som
10 – Isolamento da envolvente do edifício

Planeamento urbano e mudança de infra-estruturas

Abrir uma nova infra-estrutura que reduza o ruído relacionado com a fonte
11 – Túnel
Encerramento de uma infra-estrutura relacionada com a fonte de ruído
12 – Encerramento de estradas, caminhos-de-ferro ou pistas de voo, pedonalização
Reencaminhamento da fonte de ruído
13 – Bypass
Controlos de planeamento entre os receptores e as fontes de ruído
14 – Controlo do planeamento urbano, zonas tampão, planeamento e concepção do uso do solo

Outras medidas físicas

Alterações noutras dimensões físicas das habitações/bairros
15 – Disponibilidade de um lado calmo
16 – Disponibilidade de espaço verde e zonas sossegadas

Educação e comunicação

Mudança de comportamento para reduzir as exposições
Educar as pessoas sobre como mudar a sua exposição
Educação e comunicação comunitária
Informar as pessoas para influenciar as suas percepções relativamente às fontes, ou explicar as razões das alterações de ruído


2 – Environment noise in Europe 2020

5 – Noise pollution is a major problema, both for human health and the environment

9 – Ruído do Tráfego Aéreo – Portugal e Lisboa, Infelizmente, no Topo das Preocupações à Escala Europeia

10 – EEA SIGNALS 2020 – Towards zero pollution in Europe